A inteligência não é recebida de DEUS como a cor da pele, a cor dos olhos, a cor dos cabelos ou o tom de voz. Todos nós recebemos de DEUS a mesma capacidade para sermos inteligentes. A inteligência é o resultado do Conhecimento. Quando mais conhecimento, tanto mais inteligência.
Observe, que eu disse, que todos nós recebemos de DEUS a mesma capacidade para sermos inteligentes.
É claro que não estou tratando aqui de pessoas deficientes fisicamente, a deficiência física é resultado do pecado. DEUS criou o homem perfeito.
A falta de inteligência não é “burrice” como alguns entendem. Falta de inteligência é falta de conhecimento.
Falta de inteligência pode ter como origem a falta de interesse, a preguiça, a falta de tempo ou a falta de oportunidade de pesquisa e estudo, mas “burrice” certamente que não, porque DEUS deu a todos um cérebro que tem as mesmas características, portanto com a mesma capacidade de desenvolvimento.
A falta de inteligência é diretamente proporcional a falta de conhecimento naquilo que se está requerendo inteligência.
A capacidade para sermos inteligentes DEUS nos dá no fato de que cada um de nós recebemos um cérebro. O que nos cabe é utilizarmos o nosso cérebro para adquirirmos conhecimento e nos tornarmos inteligentes.
Uma analogia: Todos nós recebemos de DEUS duas pernas, mas nem todos se tornam maratonistas, porque isto vai exigir de nós um esforço que de repente não queremos sofrer.
Ser inteligente é uma condição que se adquire pelo esforço próprio de cada um. O esforço em busca de conhecimento.
Esforço está relacionado com sofrimento e esta é a razão de uns serem mais inteligentes do que outros, ou seja, para ser inteligente tem que se pagar um preço, o preço do esforço do objetivo que a própria pessoa estabelece para si mesma.
Não basta querer ser um profissional de sucesso, é preciso, depois de estabelecer o objetivo de ser um profissional de sucesso, se esforçar e partir em busca do objetivo.
A busca do objetivo requer aprendizado, dedicação e renúncia a coisas e situações que não estão relacionadas com o objetivo que se quer alcançar; e isto gera sofrimento.
Quanto maior for a capacidade de aceitar o sofrimento decorrente do objetivo proposto para si mesmo, maior será a inteligência que será alcançada dentro do objetivo.
A Sabedoria pertence a DEUS, somente Ele sabe todas as coisas e se um homem quer Sabedoria deve pedir a DEUS.
Se entende pelas escrituras, que DEUS capacita aos que chama e isto é inquestionável, até porque seria sem lógica se não fosse assim.
DEUS chamou Salomão para ser rei de Israel e lhe apareceu em sonho e lhe disse para pedir o que quisesse, Salomão pediu a DEUS sabedoria, e DEUS lhe deu sabedoria e tudo o mais que DEUS julgou necessário para que se estabelecesse como um rei ungido por DEUS.
Quer ser uma pessoa inteligente? Pesquise, estude, medite, adquira conhecimento.
E é bom sempre ter em mente as palavras de DEUS ao homem:
“Eis que o temor do SENHOR é a Sabedoria, e o apartar-se do mal é a inteligência.”