O ponto alto deste assunto no meio Cristão são as palavras que Paulo escreveu aos Efésios: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” Efésios 2:8
Irmãos, a Salvação para a vida eterna é exclusivamente pela Graça de DEUS e não por obras de obediência à lei de DEUS, porque a Lei de DEUS não tem o propósito de salvar, mas sim de nos mostrar o caminho certo, porque a Lei de DEUS revela o pecado, ou seja, o erro em nossos atos. A obediência à Lei de DEUS reflete quem nos somos diante de DEUS, para DEUS, portanto, é lógico que ninguém será salvo se não obedecer a Lei de DEUS, porque senão obedeceu a Lei de DEUS é porque não teve comunhão com os pensamentos de DEUS.
Tenha em mente ainda, que quando Adão pecou ele já fez por merecer a morte, mas DEUS não o matou, e neste ato DEUS revelou a Sua Graça, ou seja, o Seu favor não merecido à Adão.
No tempo do dilúvio, mais uma vez DEUS revelou a Sua Graça a Noé e sua família, e é por causa da Graça revelada a Noé que estamos aqui, pois somos todos descendentes de Noé e Noé descendente de Adão, portanto, por consequência, mais uma vez, Adão recebeu a Graça de DEUS.
Além disto há um entendimento que é preciso ter a respeito desse assunto: Neste momento você está salvo? Sim ou Não? Não irmão. Se você já tivesse sido salvo você não estaria sofrendo as tribulações deste mundo, porque a promessa de DEUS aos salvos é que eles estarão onde o SENHOR JESUS CRISTO estiver, e mais, para os salvos não haverá mais dor, nem lágrima, nem clamor, nem morte.
Ninguém que está neste mundo está salvo, mas foi chamado para salvação.
Mas Paulo disse que somos salvos pela graça, sim, é verdade, mas qual é o entendimento correto? É que no momento que fomos chamados estávamos na condição de mortos por termos desobedecido à lei de DEUS. No momento do chamado, DEUS não leva em consideração todo o mal que fizemos por termos transgredido a Sua Lei. Isto irmãos, é Graça. Uma Graça motivada pela misericórdia de DEUS, porque sem essa atitude de DEUS não tínhamos nenhuma esperança.
A partir do momento do chamado estamos na condição de salvos daquela antiga forma de viver e somos chamados para viver de uma nova maneira, qual maneira? Obedecendo a Lei de DEUS.
DEUS não quer de nós sacrifícios, apenas a obediência. DEUS não tem prazer em sacrifícios e sim na obediência.
Obedecer a Lei de DEUS, ou seja, fazer a vontade de DEUS, não significa buscar mérito para ser salvo, mas sim mostrar que tem comunhão com os pensamentos de DEUS, agradar a DEUS e concordar que o que Ele quer de nós é o melhor para nós.
Ninguém tem como exigir alguma coisa de DEUS por ter observado os Seus mandamentos, porque quem observa os mandamentos de DEUS já recebe a recompensa nesta vida. Exemplo: Se você não matar, não roubar, já leva de imediato a recompensa de não ir para cadeia.
Viver de acordo com a vontade de DEUS é não deixar que a Lei de DEUS mostre falhas em seus atos.
Ninguém sabe se será escolhido para ser salvo, porque DEUS É quem julga e ninguém mais, e nós somente saberemos que seremos realmente escolhidos para salvação no dia que o SENHOR JESUS CRISTO voltar e Ele enviar os seus anjos para nos buscar na terra. Antes desse dia devemos observar os mandamentos de DEUS como forma de lapidar a nossa forma de viver.
Ao observarmos de coração os mandamentos de DEUS e permitindo ser moldado a ponto de passarmos a observar os mandamentos de DEUS de forma absolutamente natural e não sendo mais para nós uma preocupação de ter em mente a lei de DEUS, porque ela então já faz parte do nosso ser, então despertaremos no coração do SENHOR JESUS CRISTO a alegria de nos ver fazendo a vontade do Pai que está nos Céus, de termos um coração segundo o coração do SENHOR JESUS CRISTO e sermos um com o SENHOR e com DEUS nosso Pai, e isto será motivação para DEUS para novamente acharmos Graça em Seus olhos e termos o nosso nome na lista dos Seus escolhidos.
Não podemos nunca deixar de levar em consideração que foi a desobediência aos mandamentos de DEUS que nos fez perder o direito de ter acesso à árvore da vida que DEUS plantou no Éden.
Está escrito que na nova terra haverá um rio, o rio da vida, de um e de outro lado do rio estará a árvore da vida e que dão frutos e que os salvos comerão de seus frutos para viver eternamente e as folhas da árvore da vida são para a saúde dos salvos.
Para o homem é impossível se salvar. A salvação do homem é obra exclusiva de DEUS, mas somente serão salvos os que fazem a vontade de DEUS, ou seja, os que guardam os mandamentos de DEUS e mantém a fé em nosso SENHOR JESUS CRISTO.