O inferno tem sido um termo muito utilizado pela maioria dos pregadores como uma forma de amedrontar os seguidores e os não seguidores de DEUS, para que vivam uma vida de acordo com as doutrinas que eles pregam.
Para os não seguidores querem transformá-los em seguidores e para os seguidores querem mantê-los seguidores.
Interessante que o propósito desses pregadores é levar as pessoas a terem medo do sofrimento eterno no fogo e com todo o tipo de privações, o que é um contrassenso, porque o ser humano só sofre transformação naquilo que se convence que é preciso fazer e não naquilo que é coagido para fazer.
Pode observar e até se analisar, quando nos vemos forçado a fazer algo que se não fizermos colocamos em risco a nossa vida, nós nos adaptamos para não morrer.
Exemplos:
- O remédio é amargo, mas se não beber morre, então, para não morrer bebemos;
- Se o prédio está em chamas e a pessoa sabe que se ficar lá ela vai morrer queimada, para não morrer ela é capaz de pular, sem até considerar o andar em que está, para ter a oportunidade de viver;
- Uma pessoa pode amar o açúcar, mas se ela se encontrar diabética e se conscientiza que se ela não parar de comer açúcar ela vai morrer, ela é capaz de passar a rejeitar e até detestar o açúcar;
Poderia citar muitos outros exemplos para me fazer entender, mas creio que exemplifiquei o suficiente.
E assim, há uma coisa, e que é fundamental, que esses pregadores não consideram: Que o ser humano se adapta a tudo!
O pior para esses pregadores, é que no fundo eles sabem disto, mas as situações que eles criam ao pregarem as suas doutrinas, lhes servem para que eles possam viver bem esta vida. É claro que isto é uma crítica, mas não tem o propósito de ferir ninguém, apenas conscientizar.
Toda adaptação para nós começa primeiro na mente e se estabelece quando não se vê alternativa, quando então a pessoa se submete e aceita.
E a prova disto é a enfática frase que se ouve por aí, principalmente nos filmes: “Te vejo no inferno”.
E outra prova é quando uma pessoa está vivendo um tempo de muitas dificuldades, qual é a frase que logo ela diz? “Que a sua vida está um inferno”.
Em outras palavras, o que o ser humano quer mesmo é viver, o que o ser humano realmente sente necessidade é de viver, mesmo que seja no inferno!
Mas amigos, quero lhes conscientizar e informar de uma coisa importante:
Não há um lugar chamado inferno no qual, depois de morrer, poderemos viver eternamente sofrendo, seja lá o que for. A morte é o cessar da vida, portanto, não há vida na morte. O inferno, no qual uma pessoa pode vir a viver, é aqui, nesta vida.
Se o nosso propósito é viver, só temos um caminho: DEUS, que É a fonte de vida, e a proposta que Ele nos fez de Vida Eterna.
O inferno é relatado na Bíblia como um lugar de sofrimento, mas está relatado também um lago de fogo e que o fogo que arde ali é o fogo de DEUS, o qual nunca se apaga, e que a morte e o Inferno serão lançados no lago de fogo.
Na mitologia grega há uma lenda sobre a Fênix que renasce das cinzas. Isto é, quando a Fênix morria ela entrava em autocombustão e se tornava cinzas e depois de algum tempo ela renascia à partir das cinzas.
O fogo existe para consumir e não para dar vida a alguma coisa. O fogo que acendemos se apaga quando o combustível termina e sobram as cinzas do que foi queimado, mas a Bíblia relata que o fogo de DEUS é um fogo consumidor e que nunca se apaga; o que nos faz entender que o fogo de DEUS queima permanentemente e não precisa de combustível para existir. O fogo de DEUS É o próprio DEUS. O fogo de DEUS existe, porque DEUS existe. O fogo de DEUS é eterno, porque DEUS É eterno. O fogo de DEUS queima e continuará queimando enquanto DEUS existir. Sendo DEUS eterno, então o fogo de DEUS nunca se apagará. Assim sendo, tudo o que for lançado no lago de fogo será consumido completamente e deixará, portanto, de existir, porque nem cinza sobrará, pois ainda que o que está queimando se torne cinza o fogo continuará aceso e queimando, queimando até as cinzas, até que as cinzas também não existam mais.
Tudo o que existe foi DEUS quem criou, os seres que DEUS criou, podem, quando muito, transformar as coisas que DEUS criou, criando novas coisas, mas sempre terão como origem, como base, a criação de DEUS.
Quem criou o inferno foi DEUS, como uma forma de extremar a dor, como uma forma de fazer com que a dor alcance o seu ponto máximo. E como DEUS faz isto? Sustentando a vida da pessoa, isto é, fazendo um bem a pessoa, porque enquanto a pessoa não morrer a sua morte física aqui, ainda existe esperança para ela. O SENHOR JESUS CRISTO morreu por nós justamente para isto, ou seja, para que ao nos arrependermos, possamos encontrar Vida Nele.
Mas para quê DEUS criou o inferno? Para esgotar todos os recursos de dizer ao ser humano que não há outra forma de ser feliz ao vivermos as nossas vidas, a não ser viver segundo as orientações e ensinos fundamentais que Ele nos dá. Fundamental é o que é a base de sustentação, o alicerce de uma construção.
E não é DEUS quem coloca a pessoa no inferno, é a própria pessoa que entra nele, por sua livre escolha, quando deixa de seguir os fundamentais preceitos Daquele que É Onisciente, O qual, Ele próprio, fundou todas as coisas com o Seu conhecimento.
Qual o propósito da dor? O propósito da dor não é mostrar que alguma coisa está errada? Quando alguém anda e não presta atenção por onde anda e pisa num lugar desnivelado e torce o seu o pé, o seu pé dói e por quê? Para ensinar a este alguém que precisa ter mais cuidado ao andar. Pela mesma razão DEUS criou o inferno, ou seja, para mostrar de uma forma cabal, definitiva, que fora Dele não há vida, não há salvação.
Onde está o inferno? Neste mundo, mas não pense que é um lugar físico e específico. O inferno é uma condição de vida no qual a própria pessoa se coloca. Qualquer pessoa pode estar vivendo num inferno, quando vê que a sua dor está extrema, e acredite, é DEUS tentando chamar esta pessoa de volta, porque este é o propósito maior de DEUS ter criado o inferno: Salvar e dar vida eterna ao arrependido.
Está escrito que Satanás e seus anjos serão jogados no lago de fogo de DEUS e que os que prevaricaram contra DEUS e se uniram a Satanás também serão jogados no mesmo lago de fogo, mas que a morte e o inferno também serão jogados no lago de fogo e que no lago de fogo serão consumidos para todo o sempre, porque o fogo de DEUS não se apaga.
Os livros das almas dos seres humanos ao serem jogadas no lago de fogo sofrerão a segunda morte.
Ora, morte não tem outra tradução ou significado: Morte é a “cessação da vida”. Sendo a morte a cessação da vida, como haverá vida depois da morte?
Mesmo hoje, os que morrem não estão vivendo em lugar nenhum, mas dormem no pó da terra até soar a trombeta de DEUS, quando o SENHOR JESUS CRISTO virá e chamará a todos os que morreram, ou seja, os que estão nos sepulcros, para ressuscitarem e para que recebam a recompensa pelos seus atos, ou seja, vida eterna ou morte, a segunda morte.
Tudo o que o ser humano quer é viver e a maior prova disto é admitir a possibilidade de viver num lugar horroroso, cheio de dor e privações, mas o que importa? O importante é estar vivo.
Desde o princípio, quando DEUS falou com Adão para não comer da Árvore da Ciência do Bem e do Mal, DEUS falou que se não obedecesse morreria e não que sofreria para sempre, porque DEUS faz o bem. E ficou claro no relato bíblico que Adão morreria não porque DEUS iria matá-lo, mas sim por causa da escolha que fez, porque se matar Adão fosse o propósito de DEUS, caso ele pecasse, Ele o teria feito no momento seguinte em que Adão pecou.
Raciocina: A vida que você vive não é sua, mas de DEUS. Você não tem vida própria, a vida que você vive, foi DEUS Quem te deu e sem você pedir.
Sendo DEUS Aquele que só faz o bem, me responda: Que fazer bem seria este se DEUS pegasse a uma criatura que não pediu para nascer, não pediu a vida que recebeu, e por ter ela errado nas suas decisões, DEUS lhe sustentasse a vida só para lhe proporcionar sofrimento? Não faz sentido. Muito mais simples e misericordioso é tirar a vida do ser e pronto, até porque quem está morto não sabe que morreu e muito menos que está morto.
Quando você dorme, você não tem consciência de nada, não sabe nem que está dormindo, da mesma forma na morte. Quando alguém dorme a sua vida está sendo sustentada no seu corpo por DEUS, mas a própria pessoa não tem consciência disto.
Nós deitamos para dormir, uma decisão nossa ou esgotado pelo cansaço, mas somente sabemos que estivemos dormindo e quanto tempo dormimos, quando acordamos.
Quando a pessoa morre a primeira morte, cessa a sua vida, ela deixa de ser uma alma vivente, mas a ela continua na lembrança de DEUS e as suas características e os seus atos continuam sendo mantidos nos livros de DEUS, mas a própria pessoa não tem consciência disto.
Da mesma forma que alguém desperta de seu sono, a pessoa despertará de sua primeira morte. O despertar da nossa morte será a ressurreição, a qual somente DEUS tem poder para nos proporcionar. Assim sendo, para haver vida depois da morte, tem que haver ressurreição.
Está escrito que o salário do pecado é a morte, ou seja, a recompensa para o pecado é a morte, cessação da vida, mas que o dom gratuito de DEUS é a vida eterna, portanto o que irá nos matar são as nossas escolhas, caso continuem sendo escolhas pelo pecado, ou seja, pela desobediência aos mandamentos de DEUS, porque DEUS desde que nos criou e nos deu vida, continua até agora Se esforçando para nos dar Vida.
Toda vez que alguém comete um ato que é contra os mandamentos de DEUS ele sente a necessidade de esconder, de se esconder, de evitar de tornar público, isto é o Espírito DEUS, presente em cada um de nós, nos chamando à consciência e nos mostrando a conduta errada.
De tudo o que temos ou que poderemos ter, só desfrutamos ou desfrutaremos se tivermos vida, e vida é justamente o que DEUS tem se esforçado para nos dar, desde quando perdemos o direito de tê-la permanentemente, e o segredo para ter vida é fazer a vontade de DEUS e fazer a vontade de DEUS não porque DEUS é todo-poderoso e pode lançar a nossa alma no lago de fogo, mas porque a vida que vivemos é Dele e não conhecemos e nem tem como conhecermos outra forma justa e reta de viver a não ser a forma de viver que DEUS nos ensina pelas escrituras sagradas.
O tempo passa dia após dia, ano após ano, século após século, milênio após milênio, e a lei de DEUS permanece intacta, ou seja, todos acabam se rendendo à Palavra de DEUS, por causa das consequências que sofrem.
Por isto que a Lei de DEUS também tem mandamentos que são exclusivamente espirituais e que não trazem consequências, ou seja, dor e sofrimento, na vida que vivemos neste mundo, porque só assim DEUS tem como separar os que são realmente Dele, pois para os mandamentos que ao serem desobedecidos trazem dor e sofrimento, nós logo aprendemos que não devemos praticar, por causa das consequências, e aí então reconhecemos que os Mandamentos de DEUS são Verdade, mas para os Mandamentos que não nos trazem dor e sofrimento neste mundo quando desobedecemos não vemos motivo para observá-los, mas é justamente na obediência a esses mandamentos, que são exclusivamente espirituais, é que somos identificados como Povo de DEUS, um povo que vive para Glorificar o Seu Criador, e é a esse Povo que DEUS concederá Vida Eterna com Ele.
E ainda há uma importante coisa a ser considerada: DEUS criou o inferno somente para aqueles que O reconhece em suas vidas, para as pessoas que tomaram a decisão de segui-lo e que por algum motivo O deixaram, para os transgressores, ou seja, os que conhecem os mandamentos de DEUS, mas que não praticam ou deixaram de praticar.
Entenda, que se o nome de DEUS não tivesse alguma importância para você, você não estaria lendo este artigo, você não procuraria saber de assuntos relativos a DEUS.
DEUS criou o inferno para mostrar para aqueles que conhecem o Seu Nome que o caminho certo é segui-Lo e, assim, convidar a pessoa para deixar de sofrer, abandonar o erro e voltar para casa.
Entenda, somente para os que conhecem o nome de DEUS há esperança de vida, e Vida Eterna, mas para as pessoas que não conhecem o nome de DEUS, que rejeitam que há um DEUS, o seu fim, a sua condenação e, consequentemente, a sua morte já está determinada, não importa o tempo de vida que vivam aqui e nem a forma como vivem.
A sua vida é importante para você? Guarde os mandamentos de DEUS e tenha fé em nosso SENHOR JESUS CRISTO, porque isto representa para você, Vida Eterna.